Posso usar calça estampada?

26/03/2012

Essa e uma pergunta que eu tenho ouvido quase todos os dias da mulherada que quer seguir a tendência mas morre de medo de errar.

Estamos acostumados  – e já sabemos de cor – que as cores escuras, por serem contráteis, minimizam o volume dos quadris e coxas, essa é uma técnica de valorização básica da consultoria de imagem. Além disso, para o inverno, as cores mais escuras são a cara da temporada. Mas cada vez mais as estações se misturam e as peças de uma coleção se misturam às peças da coleção seguinte e aí estão elas novamente, as calças estampadas!

Não estou falando de padronagens clássicas e discretas (única permissão no guarda-roupa profissional, muita ATENÇÃO), mas de estampas tribais, florais, poás… Grandes ou pequenas, as estampas dão ao guarda-roupa a chance de ficar mais divertido, mas tem que seguir algumas regras para usar:

  • Em primeiro lugar, você tem que combinar com o estilo. Nada pior do que sair por aí com uma peça que não tem nada a ver com a gente, ficamos incomodados o dia todo! Provavelmente a impressão será a de que pegamos a roupa emprestada…
  • Na hora de combinar, escolha um top liso, na cor predominante na estampa (ou na  cor de fundo da estampa). Se você não for tão moderna assim, prefira o tom mais neutro que aparecer na estampa. O top pode ser em lã, tricô, alfaiataria, couro… procure tecidos que tenham peso visual semelhante ao tecido da calça.
  • Até dá para usar a tendência do estampado com estampado que apareceram nas passarelas (vide Moschino, Celine e Prabal Garung), mas você tem que ter um estilo mais moderno. Combine com peças neutras e lisas (por exemplo, se optar por um terno todo florido, vá de camisa branca e sapato o mais neutro possível).
  • Para não correr o risco de alargar visualmente quadris e coxas, escolha estampas no sentido vertical, com pouco contraste de cor e pouco espaçadas, além de . Dê preferência, também, para o fundo escuro. Um bom aliado, nesse caso, é um blazer mais alongado.
  • Nos pés, o ideal para o dia-a-dia são sapatilhas, mocassis e anabelas; em produções mais elaboradas, pode apostar em escarpins e sandálias de salto que, além de deixar o look mais sofisticado, alongam a silhueta.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: