A primeira impressão

04/04/2011

No último domingo (03/04), a jornalista Mônica Bergamo, na sua coluna na Folha de S. Paulo, fez uma matéria sobre a “cruzada” do padre Michelino Roberto, da tradicionalíssima Igreja Nossa Senhora do Brasil, que resolver se posicionar e vetar as roupas inapropriadas e escandalosas em sua igreja. O padre se diz incomodado com os modos dos fiéis, que vão de bermuda e chinelo às missas, falam ao celular e usam decotes e micro comprimentos nos casamentos.

Para se ter uma idéia, a igreja deixa à disposição um cabide com xales de diversas cores para que as “descobertas”, que são literalmente barradas na porta, possam assistir às cerimônias sem desrespeitarem o “bom senso comum”.

Mas o assunto vai além. As pessoas estão se esquecendo de que estamos sendo avaliados o tempo todo, por todos que estão nos vendo. Somos julgados profundamente através de evidências superficiais – entre elas o modo como nos vestimos – e essa impressão influenciará na maneira com que os outros irão se relacionar conosco, incluidos aí o grau de abertura que nos darão e o tipo de comunicação que será estabelecida.

Abordamos as pessoas diferentemente, de acordo com o julgamento que fizemos durante esta primeira impressão. As escolhas que você fez ao se apresentar vão determinar a atenção que você vai ter!

Estudos feitos na area de percepção mostram que o impacto maior que causamos vem da nossa comunicação não- verbal (verbal: 7 a 35%; não-verbal: de 65 a 93%). Comunicação verbal é o que eu falo; não-verbal é como eu entrego, como eu apresento meu discurso. E ambas devem estar em sintonia, falar a mesma linguagem.

Então construa sua imagem com inteligência! A aparência de cuidado consigo mesmo, de adequação ao ambiente só irá contar pontos a seu favor, será um verdadeiro marketing de si mesmo. Tenha em mente que você deve estar adequado para a situação que irá enfrentar e para os interlocutores com quem irá falar – isso demonstra cuidado e respeito para com o outro!

A mulher certamente gosta de se olhar no espelho e se sentir o máximo. E pode sentir-se assim destacando apenas um ou outro ponto sensual, sutilmente, e assim valorizar-se passando apenas um “recado” de sua beleza… não precisa se expor, especialmente em locais e situações inadequados!

 

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