As Semanas de Moda Internacionais, de Nova York a Paris…

09/10/2010

Parece que todas as semanas de moda da primavera-verão 2011 queriam chegar num mesmo ponto: Yves Saint Laurent, que foi homenageado com uma exposição retrospectiva (terminou em agosto) e um documentário. Todas elas, de Nova York, com Marc Jacobs, passando por Milão, até chegar em Paris, pareciam ter o mesmo clima, o mesmo tom…

Após uma temporada de outono-inverno 2010/11, pautada na moda dos anos 50, cheia de romantismo (o retorno do ladylike!), vimos as coleções de primavera-verão 2011 serem dominadas por uma certa androginia, como as musas da Givenchy e os misteriosos modelos de Tom Ford (por enquanto só visto nos croquis pelos “simples mortais”). E, claro, tudo parecendo levar à Yves Saint Laurant e o clima 70’s que pautou grande parte das coleções. As passarelas, então, trouxeram itens do vestuário masculino, a imagem da mulher sedutora porém andrógina.

Um exemplo é o terninho, criado por Yves, em 1971, e que depois se transformou e teve um sem número de releituras feitas por ele mesmo. Nessa temporada, vimos o smoking nas passarelas de Balenciaga e Givenchy. Outro exemplo está nas transparências, sempre em tons escuros, arma de sedução velada feminina!

Aliás, falando nas cores escuras, ele, o preto, continua imbativel, e retoma seu posto após várias temporadas repletas dos tons nude, pastel e outros clarinhos. Mas esse preto… é “o” preto, salpicado de cor, ou com transparência e brilho. Também foi o revival da saharienne, egressa da coleção safári de Yves Saint Laurent, como mostrou Marc Jacobs em seu desfile “so 70’s”.

Foi uma temporada de ombros e pernas à mostra, com muita frente-única e fenda, nesse jogo de sedução velada, comme il faut. Uma sensualidade chique, que pressupõe uma mulher elegante, que sabe de onde veio e onde quer chegar. E as plumas… ah, as plumas de Laurent, pitada de romantismo resgatada por Chanel e – quem diria – Alexander McQueen. E vimos os comprimentos longos dos anos 70, em peças cheias de movimento, com “aquelas” fendas do jogo de mostra-esconde…

As cores, além “do” preto, são vivas, indo do pink, ao verde, laranja, roxo, em tons mais escuros e opacos, tais como desfilados por Paloma Picasso e Gucci. Para completar o look, um bonito olho escuro esfumado, cabelos presos e bocão, pintado de vinho bem fechado!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: