Dica do final de Semana

23/04/2010

Minha dica para esse final de semana é um novo restaurante italiano, inaugurado no início de março, que propõe um olhar contemporâneo a clássicos da cozinha do país. O Aldina (Rua Fradique Coutinho, 1464, Vila Madalena, tel 2384-6567 / 4304-6567) é um projeto de Júlio e César De Ranieri, resultando em um charmoso restaurante na Vila Madalena com poucas mesas, clima familiar e pratos saborosos.

A casa tem decoração moderna, mas foi cuidadosamente pensado para fazer os clientes se sentirem em casa. No bar, balcões foram substituídos por móveis de sala de estar. Com pé direito alto, o salão tem belas luminárias aredondadas e, bem no centro, uma linda árvore que é iluminada à noite, sendo o destaque na decoração. Hà fotos de família nas paredes e a cozinha ao fundo possui paredes de vidros, de onde é possível acompanhar a preparação dos pratos.

Com a proposta de unir as raízes italianas nos proprietários e as técnicas modernas do jovem chef, a cozinha foi confiada a Henrique Schoendorfer, de apenas 24 anos de idade , dono de um curto mas bom currículo: já trabalhou no Gero Café, no Kinoshita e com Alex Atala, no Dalva e Dito. A mistura dos antepassados italianos de Júlio (principalmente a influência de sua avó Aldina) e da paixão de Henrique resultou em um restaurante gracioso, com cardápio enxuto e sem exagero de opções e pratos que remetem à uma Itália mais simples.

Há entradas atraentes, caso  do Mil-folhas de verdura (massa de sêmola frita e recheada com abobrinha, tomate e berinjela), da clássica polenta, acompanhada de molho de cogumelos ou ragu de calabresa e da salada de folhas com frutos do mar, com todos os crustáceos.

As sugestões de prato principais são muitas:  risoto de camarão com abóbora e rúcula, salmão em crosta de nozes sobre cama de agrião e purê frio de maçã, lombo de cordeiro com polenta, a bisteca à Fiorentina e o brasato. Mas a dica é provar uma das deliciosas massas artesanais preparadas na casa, caso do pappardelle com ragu de ossobuco, o clássico linguini com frutos do mar e o delicioso ravioli de cordeiro.

As sobremesas merecem atenção e refletem a preocupação dos donos em apresentar gastronomia autêntica italiana. Há um saboroso trio de panna cottas com coulis de hortelã-pimenta, mousse de chocolate amargo com espuma de mascarpone e tuille de amêndoas e, como não poderia deixar de ser, o tradicional tiramisú. A casa possui uma pequena adega, com 50 rótulos, a maioria italianos, e um bar de embutidos ideal para quem quiser fazer um happy hour ou bater um papo com os amigos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: