A arte da joalheria brasileira reconhecida mundialmente

08/04/2010

Você sabe o que é Filigrana? É uma técnica em que o ourives trabalha delicadamente grãos e fios de prata e ouro, criando arabescos e linhas sinuosas com o aspecto de rendas. O trabalho é manual e exige muita técnica e paciência do artesão na criação das peças, que são únicas! E o fato da Filigrana ser trabalhada por centenas de anos no mundo, possibilitou o enriquecimento da técnica e acrescentou novos detalhes e formas, características de cada povo ou época em que foi trabalhada, criando uma técnica artística mundial, farta de emoções e inundada pela criatividade humana.

Encontrei recentemente uma artista que tem um talento incomparável na arte da Filigrana e estará representando o Brasil na The International Expositions of Sculpture Objects & Functional Art – SOFA, que acontece entre 16 e 19 de abril de 2010, em Nova York, no Park Avenue Armory (veja o preview aqui!): a publicitária Thais Guarnieri, que depois de enveredar pelo mundo da joalheria e gemologia, viajou pela América do Sul onde aprendeu a produzir Filigrana com artesãos.

Em sua nova coleção, a designer quis unir sua habilidade técnica mais madura a uma nova forma de expressão. O desafio foi criar esculturas em prata. Com novas formas e desenhos para a filigrana, se definiu o tema como:  “Arvores da Vida e suas flores”. Confira abaixo – em primeira mão – duas das peças que estarão expostas na feira!

Colocada em uma base de cristal, é a primeira da linha de esculturas da artista e estará exposta na SOFA New York 2010

Peça que estará exposta na SOFA New York 2010

Anúncios

Uma resposta to “A arte da joalheria brasileira reconhecida mundialmente”


  1. […] os artistas selecionados está a publicitária Thais Guarnieri, talento brasileiro incomparável na arte da Filigrana e cujas obras já foram objeto de diversas […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: