Dica do fim de semana

19/02/2010

Para esse fim de semana resolvi indicar uma restaurante com comida de sabor diferente – e muito gostosa, por sinal. O Restaurante BanKao (Rua Manoel Guedes, 444/452 – Itaim Bibi – tel. 3168-0662), de ambiente sóbrio e elegante, nasceu onde funcionava o Nam Thai (com filial no Rio de Janeiro), e tem entre seus sócios o médico carioca David Zisman, que investiu em muitas viagens e cursos, especialmente em Bancoc, além do grupo do Nam Thai e do restaurante Asia.

A bonita casa tem decoração assinada pelo sócio e arquiteto Luiz Bessa e mistura a sofisticação dos restaurantes de Nova York à plantas tropicais asiáticas, apresentado grandes vasos, luminárias gigantes e tecidos que dão ar aconchegante ao espaço. A frente da casa é envidraçada e o restaurante conta ainda com um jardim tropical suspenso, ao ar livre, com plantas de folhagem grande como palmeiras e abacaxis.

BanKao, em tailandês, significa casa do arroz, mas a proposta de David é proporcionar um passeio gastronômico pelo continente asiático com um leve toque de modernidade, usando o arroz como ingrediente principal. Exatamente por isso, o restaurante não é estritamente tailandês, contempla a culinária de todo o Sudeste Asiático, mas de ares ligeiramente “ocidentalizados”, a começar pela louça e pelas doses de pimenta propositadamente amainadas, com indicações de quais são mais intensos, além da ausência quase absoluta de carne de porco.

Logo na entrada há um sushibar, que apresenta cortes diferenciados de peixes como atum, salmão, peixe branco e outras sugestões como ostras com gelatina de capim-limão e ponzu, filhote de enguia, água-viva, mini-polvo, barbatana de tubarão e ovas (de salmão, peixe-voador ou bacalhau).

Como represntantes da China, os dim sum (bocados chineses), os rolinhos vietnamitas de carne ou legumes e os pratos como o pad thai, um talharim de arroz frito com camarões, amendoim e tamarindo e o nuea pad kanaa, um mignon com óleo de gergelim torrado, shitake, molho de ostras e arroz de coco.

Da Malásia, o arroz de coco que acompanha o frango malaio com tomate, iogurte e especiarias e o arroz de especiarias com carneiro preparado em curry malaio; do Vietnã, arroz Rio Perfume, com capim-limão e camarão seco tostado e moído e camarões no vapor com shoyu, óleo de gergelim e alho; da Tailândia, arroz jasmim, acompanhamento de todos os pratos principais, arroz de cúrcuma, acompanhamento do um magret de pato ao molho de tamarindo.

Imperdíveis as sobremesas, caso da panna cotta de coco com redução de lichia e açafrão e do kulf de chocolate belga e Ovomaltine, com banana caramelizada e calda toffee. Mas há tantas outras tão tentadoras quanto, então uma boa opção é pedir o Café Gourmet, que é um mix das sobremesas com um expresso bem tirado.

A carta de vinhos traz predominantemente os tintos, em boas faixas de preço, apesar de o cardápio acompanhar melhor os brancos e os rosés.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: