Dica do fim de semana

13/11/2009

Trufa branca

Uma trufa branca de 750 g foi leiloada por 100 mil euros (cerca de US$ 148 mil) no castelo de Grinzane Cavour, em Alba , região do Piemonte, no norte da Itália, considerada berço das melhores trufas brancas do mundo. A trufa, a maior de um lote de 11 tubérculos, foi arrematada por um comprador de Hong Kong.

281009g_01

A trufa é uma espécie de cogumelo subterrâneo com cheiro e sabor bem acentuados, utilizada em pequenas quantidades na alta gastronomia. Existem diversos tipos do tubérculo – as brancas e pretas são as mais conhecidas.

Então aí vai minha dica para o fim de semana: o restaurante italiano Zucco (Rua Haddock Lobo, 1.416, Jardim Paulista, tel: 3897 0666), inaugurado há um ano nos Jardins e que, para comemorar a ocasião, promove até o dia 14/11 (sábado), um grande festival de trufas brancas, vindas de Alba. O menu foi criado especialmente para a ocasião pelo chef Jurandir Meirelles e traz receitas especiais.

Zucco

drinkEnquanto você aguarda sua mesa, a sugestão do barman da casa, Gilmar Monteiro, é o drink Gabriela Cravo e Canela, que leva abacaxi, manjericão, cravo, canela e vodka, pedida refrescante para uma noite quente de primavera!

Para as entradas, as sugestões, sempre acompanhadas por trufas brancas, são carpaccio de avestruz, tartare de fileto ou crostata de pão italiano com ovo mal passado, aspargos e trufas brancas.

620CAPELLINI-AL-TARTUFO-BIASão várias as opções de pratos principais, como a massa fresca com lascas de trufas brancas frescas e gema de ovo com trufas brancas, filé de vitela de leite com raviolini de queijo brie e trufas brancas, ou codorna recheada com farofa de presunto acompanhada de risotto parmigiana com trufas brancas frescas.

Para finalizar, as sobremesas são zabaione de morango ou pêra ao pallegio.

Anúncios

Uma resposta to “Dica do fim de semana”


  1. […] Zucco (R. Haddock Lobo, 1.416 – Jardins – Tel. 3897-0666), o chef Jurandir Meirelles prepara […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: